0%

Breakbeat

SHARE

O QUE SIGNIFICA BREAKBEAT

Breakbeat (também chamado de breakbeats ou breaks, batidas quebradas ou quebras) é uma técnica de criação musical que consiste em uma quebrada, uma parte da música escolhida por suas características rítmicas expressivas, combinadas para formar uma batida, ou seja, o DJ repetindo ritmicamente a criação de um loop instrumental. O significado deste termo foi prorrogado em analogia com o gênero de música instrumental rítmica resultado desta técnica, muito expressiva para a dança. É uma das raízes de toda a música eletrônica e a técnica instrumental rap mais utilizada.

QUAIS SÃO AS ORIGENS DO BREAKBEAT

As suas origens remontam ao rock e ao funk quebrado dos anos 1960 e 1970, com quebradas maciçamente utilizadas como a quebra Amem, baseada na música ‘Amem Brother’ de “The Winstons” ou o ‘Funky Drummer’ de James Brown. DJ Kool Herc, um jamaicano que vivia em Nova York no início dos anos 1970, foi o primeiro a experimentar as batidas quebradas com pausas. Ele percebeu que as pessoas dançavam mais em repetições de certas partes da música, contendo bons vocais, solos de bateria, saxofone, etc. Então, o que ele fez foi estender as partes intercalando-as com dois vinis e assim, aumentando o tempo de exaltação na dança e chamou os BBoys (Break Dancers) para dançar.

COMO O BREAKBEAT EVOLUIU NO MUNDO

Os temas usados por Kool Herc foram ‘Apache’ de The Incredible Bongo Band, ‘Welcome to the Mardi Grass’ de Bob James, ‘Drummer funky’ e ‘Give it up or turn a loose’ de James Brown. Em seguida, na década de 70, muitos DJs começaram a usar fragmentos de canções do funk e usando dois discos iguais, alongando o intervalo das batidas. Então eles acabram inventando o loop do breakbeat. A quebrada é a técnica a partir da qual vieram os fundamentos da música rap e levada para toda música eletrônica dançante.

Desde a invenção dos Breakbeats, foram desenvolvidos ou melhorados gama completa de plataformas giratórias para DJs, sequenciadores, amostras, drum machines e outros sistemas eletrônicos de composição, arranjo e gestão de música. Na década de 90, um subgênero chamado renascimento velho skool breakbeat quebra veio, também electro acolhedor soa popular nos anos 80, mas com uma tendência para a estrutura ranhuras progressivas.

Atualmente o Breakbeat se manteve como um ritmo próprio que levou a outros subgêneros principais como o BigBeat (que incorpora elementos do rock), o AcidBreak (com TB-303s), o EletroBreak (mais sintético), o FunkyBreak (com elementos funk), entre outros. O gênero musical tem sido bem recebido há mais de uma década na Inglaterra, Austrália, EUA, sul de Espanha (Andaluzia e Extremadura). Nos últimos anos está havendo boa recepção também na Europa Oriental e Rússia.

Explore
Play Cover Track Title
Track Authors